Chegada e primeira batalha

            A primeira cidade que os pracinhas batalharam foi a de Massarosa, onde as tropas brasileiras do 2ª companhia do 6º regimento de infantaria junto com as estadunidenses tiveram a missão de se infiltrarem lá e derrotar os alemães. Os ataques começaram no dia de 16 de setembro de 1944 e sob ordens do Capitão Alberto Tavares da Silva e do Capitão Mark Clark, os brasileiros venceram a batalha atacando a cidade pelo Sul, iniciando sua participação na Segunda Guerra Mundial (rafaelduarte.com.br/historia).

            A FEB depois de Massarosa seguiu para as várias cidades sob o comando de vários generais, na maioria das vezes o General João Batista Mascarenhas de Morais. “Este foi o maior homem que eu já conheci na minha vida. Ele era um general muito simples e audacioso”, contou o ex-pracinha Miguel Garofalo.

            As batalhas datadas mais conhecidas e com mais informações foram: a Batalha de Monte Cassino, Batalha de Monte Castelo, Batalha de Castelnuovo, Batalha de Montese, Batalha de Collecchio e a Batalha de Fornovo di Taro.