Batalha de Castelnuovo

            Depois de La Serra, os pracinhas seguiram para a cidade de Castelnuovo, onde fizeram um cerco em volta da cidade no dia 5 de março de 1945, e esperaram até as tropas estadunidenses darem a ordem de ataque.

            O 1º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria, comandado pelo general Manoel Rodrigues de Carvalho Lisboa, conquistou o controle da cidade de Precaria, ao Sul de Castelnuovo, enquanto o 2º Batalhão do mesmo Regimento, sob as ordens de Orlando Ramagem alcançou o terreno a Sudeste de Castelnuovo, o que lhe custou 22 baixas (site pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com).

            No dia 6 ao meio dia 2 batalhões do 1º Regimento, liderados por João Carlos Gross e Henrique Cordeiro Oeste, atacaram outra cidade vizinha chamada Soprassano e depois apoiaram o principal ataque imediato ao município vizinho de Riola feito pelos homens da Ramagem estadunidenses ao leste e a conquistaram pelas 5 horas da tarde. O general norte-americano se queixou da demora dos pracinhas para conquistar Castelnuovo, então telefonou ao general do 6º Regimento responsável pelo ataque, Coronel Nelson de Mello, para enfatizar a vitória antes de anoitecer.

            O coronel mandou que o batalhão do Major Gross continuasse rumo a Castelnuovo atacando pelo Leste, sem esperar a tomada de Soprassano. Então às 6 da tarde, com ajuda da artilharia, Castelnuovo caia em poder da FEB. Ao mesmo tempo, o batalhão do Major Cordeiro Oeste, conquistava o controle de Soprassano com mais de 70 baixas no exército dos pracinhas e cerca de 100 de alemães aprisionados, assim impondo o controle dos Aliados na área (site pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com).